domingo, 27 de setembro de 2009

OFICINA - 2 TP1 UNIDADE 4


Em 26 de setembro, realizamos a 2ª oficina/ Unidade 04 do TP-01, Intertextualidade – Um diálogo entre textos, no prédio da UPE – Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro.


Iniciamos com a apreciação de um vídeo “Homem que é Homem” (Luiz Fernando Veríssimo). Para abordar esta unidade foram feitos alguns questionamentos acerca do assunto: O que é texto? Porque trabalhar com texto? O que é intertextualidade e quais as suas variações? Seguida da apresentação de slides contendo o conceito de texto, intertextualidade e suas variações além de diversos exemplos na literatura, pintura e publicidade. Foi um momento muito proveitoso visto que a temática já era compreendida pelo grupo o que facilitou a participação de todos na discussão e análises dos textos. Como atividade prática foi formado cinco grupos ficando cada um com um tema: Construção de um condomínio em Salgueiro, Carnaval fora de Época, Dia do Professor, 7ª Bienal do Livro em Pernambuco e Dia dos Namorados. O objetivo era produzir um outdoor que dialogasse com um outro texto. As produções foram apresentadas por cada equipe e após um intervalo encerramos este momento com mais uma atividade prática. Desta vez vimos o filme “O menino e o arco da árvore do sol” que proporcionou a produção de belíssimos textos. Um artigo de opinião, O homem e o Mundo, a paródia O menino x o sol e a lua, a paráfrase Fim do mundo, Uma carta de uma mãe para seus filhos e uma mensagem O homem destroi a natureza.

Texto: Carnaval fora de Época



Texto I: Dia dos Namorados e Texto II: 7ª Bienal do livro em Pernambuco













Apresentação dos trabalhos












Logo após foi feito a leitura e escolha do Avançando na Prática no TP e a sugestão de uma sequência didática e as séries que melhor se aplicariam. Em seguida foi entregue os Lição de Casa e os relatos das atividades realizadas em sala de aula. A maioria desenvolveu o Avançando na Prática da página 23 aliada a algumas aulas do AAA do aluno fechando desta forma uma sequência de atividades que se complementaram. Utilizaram música de Luiz Gonzaga, textos de Patativa do Assaré, realizaram pesquisa com os alunos para construção de um dicionário com expressões populares e produziram textos a partir de gírias da internet e expressões populares da região. O objetivo maior foi trabalhar a variação linguística. Segundo depoimento de alguns professores foi uma atividade muito interessante e que envolveu o aluno.

PRODUÇÕES: DIALOGANDO COM O FILME: "O menino e o arco da árvore do sol"


Texto I: A carta de uma mãe para seus filhos e Texto II: Paráfrase usando o gênero poema












Momento de orientação do Projeto













Após as 4 horas de oficina da TP1 o restante do tempo foi destinado à leitura de alguns projetos, onde em grupo e por escolas os cursistas puderam analisar alguns pontos referentes ao projeto.


Mural: Deixe o seu recado...


Em seguida foi feita a avaliação do dia através da dinâmica, Deixe seu recado... Foi exposto um mural contendo várias figuras onde cada professor escolheu uma e deixaram os seguintes recados: momento inspirador, apaixonante, decolar para o conhecimento, você pode tudo, proveitoso, iluminador, ótimo, vesti sua camisa, jogo no seu time desvendando o conhecimento, e outros. Para finalizar apreciamos o vídeo “Excelência” onde nos mostra que não devemos nos contentar com o mínimo necessário, mas perseguir o ótimo a excelência, ir além superando nossas dificuldades, fazendo coisas novas, caminhando rumo ao sucesso.

Um comentário:

  1. olá! Sou Fabia - Formadora do Gestar de SC, Santa Rosa do Sul.Adorei dua oficina de intertextualidade. Parabéns pelo seu trabalho!
    Sucesso!

    ResponderExcluir