segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Oficina - 1 TP 01 / Unidade 02

Em 12 de setembro, nos encontramos mais uma vez para realizarmos a 1ª oficina/ Unidade 02 do TP-01, Variantes Linguísticas, no prédio da UPE – Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro. Iniciamos com uma leitura para deleite o poema, “O Poeta da Roça” (Patativa do Assaré). No momento da teorização apreciamos o vídeo, Variação Linguística que abordava conceitos e exemplos sobre norma culta, coloquialismo, regionalismo e gírias. Foi uma discussão bastante rica onde concluímos que não existe o certo e o errado, mas o adequado aos interlocutores e a situação de uso, e que a sala de aula deve ser o espaço para análise e reflexão dessas construções através de oportunidades de produção oral e escrita dos alunos. Para complementar a reflexão acerca deste tema foi apresentado o vídeo, “Chico Bento no Shoping”, onde pudemos analisar e discutir sobre questões referentes aos dialetos e registros.




Como atividade prática foi formado cinco grupos os quais receberam um envelope contendo: gírias atuais, gírias da internet, expressões coloquiais brasileiras, expressões utilizadas em Pernambuco, e expressões antigas além de gravuras com personagens condizente com o material contido nos envelopes. O objetivo era produzir um texto com diálogo utilizando o material distribuído.


















A atividade foi ótima e cinco textos foram produzidos: Diálogo Pernambucano, Papo firme, Sem pé nem cabeça, Diálogo em família e Bate-papo na internet.


Produção dos professores


Texto: "Papo firme"





"Sem pé nem cabeça"



Os textos foram apresentados por cada equipe alguns até dramatizaram o diálogo enriquecendo ainda mais o trabalho. À medida que os grupos iam apresentando, elementos do texto eram destacados para que o grande grupo pudesse indicar o significado das palavras. Algumas foram fáceis, outras descobertas pelo seu emprego no contexto ou precisaram que o grupo explicasse o que significavam. Foi uma atividade divertida, descontraída que provocou risos.





Culminamos este momento com uma apresentação em slides contendo imagens que representavam expressões coloquiais brasileiras como: descascando abacaxi, colocando as barbas de molho, tirando a água do joelho, passando as bolas, pagando o pato e outras.
























Em seguida foi feito a leitura e escolha do Avançando na Prática no TP e a sugestão de uma sequência didática e as séries que melhor se aplicariam. Logo após foram entregue os Lição de Casa e os relatos das atividades desenvolvidas em sala de aula. Como sempre um momento proveitoso, de troca de experiências e aprendizagem. A maioria desenvolveu o Avançando na Prática da página 82 para trabalhar coerência e coesão e de acordo com os professores foi um desafio realizar esta atividade que vale salientar foi feita com acréscimos. Contudo conseguiram envolver a todos. No final produziram textos que segundo uma cursista, tão bons quanto os produzidos nas oficinas não desmerecendo o trabalho dos professores. E que o interesse pelas atividades propostas nas aulas se comprova a cada trabalho realizado em sala de aula, ricas e gostosas de serem trabalhadas.























Uma das dificuldades apresentadas é quanto à ortografia além da resistência de alguns alunos em realizar a reescrita querem escrever o texto definitivo logo na primeira versão sem a possibilidade do rascunho. Por isso eles buscaram meios de incentivar a participação na reescrita utilizando papel A4 colorido e reescrita coletiva o que deu certo além da troca dos textos. O mais importante de tudo isso é que percebi uma valorização da prática da reescrita de textos que antes não havia.


Produção dos alunos





Professora Waneska apresentando Lição de Casa



Uma produção dos alunos


Em seguida deu-se a avaliação onde foram abordadas questões relacionadas aos aspectos da oficina como material, expectativa, horário, temática, ao formador e a auto-avaliação do cursista. De acordo com as respostas conclui que a oficina foi bastante positiva e que atingiu os objetivos esperados.



Avaliação


Para finalizar o dia foi apreciado vídeo “Supere-se” que deixou a seguinte mensagem: apesar das dificuldades e dos nossos limites para alcançar nossos objetivos seja na vida pessoal ou profissional podemos superá-los, pois o nosso potencial de realização está em nossas mãos. “Quem tem um porquê enfrenta qualquer como”. Victor Frank

Um comentário:

  1. Adorei o trabalho realizado a partir das gírias e expressões idiomáticas.
    Muito criativo.
    Parabéns!

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