Os textos foram lidos e avaliados pelas equipes. Eles serão posteriormente objetos de estudo e reescrita em uma oficina livre com o objetivo de que o professor vivencie esta prática como aluno e não como professor para que possa repensar e inovar a sua prática no que se refere ao trabalho da reescritura de textos em sala de aula. No socializando o Lição de Casa, os avançando na prática mais trabalhados foram os da página 24 que trata do estilo, 93 que trabalha texto publicitário e a coerência entre o texto verbal e não verbal e o da página 105 coerência textual utilizando o gênero quadrinhos. Na realização das atividades alguns professores perceberam mais claramente que uma das dificuldades na produção escrita dos alunos está em estabelecer uma sequência lógica no texto. Segundo eles talvez a escolha do texto para montar esta sequência não tenha sido adequado ao nível da turma.
Porém vale salientar que apesar das dificuldades eles estão mais participativos nas atividades de escrita promovidos pelos professores em sala de aula. Com base nestes relatos, foi sugerida uma sequência didática para aplicação do avançando na prática onde pudessem ser trabalhadas estas dificuldades, o grupo saiu da oficina com um planejamento a ser aplicado. Foi orientado mais uma vez que ao planejarem suas atividades, construíssem uma sequência didática onde uma atividade complementasse a outra. Desta forma não contribuindo para realização de atividades isoladas e estanques, mas que haja um elo entre elas culminando sempre com uma atividade de produção
escrita e análise dos textos para o trabalho da reescrita que é uma oportunidade de superar as dificuldades percebidas nas produções dos alunos.
Em seguida foi realizada à avaliação, muitas gravuras foram expostas no chão e cada professor escolheu uma que representasse aquele dia. Logo após fizeram as suas colocações e fixaram em um mural formando assim um painel criativo. Na ocasião falaram que a formação era muito boa, gostosa, cheia de ideias, um dia festivo, pois trazia alegria e aprendizagem era uma viagem pelo mundo do conhecimento, além de promover o envolvimento das pessoas umas com as outras, era tudo que estava faltando porque precisavam recarregar suas baterias e apesar de todo cansaço da semana quando aqui chegavam jogavam fora a chave dos problemas e entravam num ambiente que os impulsionavam e os motivavam, como uma onda que leva e traz atividades para serem vivenciadas e partilhadas. Alimentando-se e degustando ideias e conhecimento. Que ser professor e ser como um maestro que conduz sua orquestra musical e o Gestar permite esta sintonia entre o conhecimento teórico e a prática. Que através desta formação estão desenhando e construindo um novo retrato para a educação em nosso país.
Para finalizar as atividades do dia apreciamos o vídeo “Mude” que deixou a seguinte mensagem, “O importante é mudarmos sempre, pois é a mudança que promove nosso crescimento enquanto pessoa e profissional que somos”.
Legal! Tudo bem explicado. Tenho a impressão de que eu até participei dessa oficina. Obrigada Nubia. Gostei muito. Abraços da Silvia.
ResponderExcluirOlá Maria Núbia... Sou Érica Formadora do Gestar de Língua Portuguesa de João Pinheiro/ MG. Tenho você “linkada” no meu blog (http://entreletrasjp.blogspot.com) e gosto muito das suas ideias...
ResponderExcluirGostaria, se você não se importar é claro, que me enviasse o material utilizado por você nessas oficinas dos dias 22 e 29 de agosto que referem-se a TP5 e uma oficina livre.
O material é o seguinte...
vídeo trazendo a música, "O Sol" (Chimarruts)
vídeo “Mude”
dinâmica “Seu estilo é...”. (como se faz a dinâmica)
um vídeo trazendo a música “Burguesinha” (Seu Jorge)
vídeo “Embolada” (Chico Buarque) e a música “Zera Reza” de (Caetano Veloso)
texto “Os Dados”
dinâmica do baralho (como se faz a dinâmica)
vídeo “A Recepção da leitura“
dinâmica, Circuito Aberto (como se faz a dinâmica)
vídeo, "Mudança".
Aguardo ansiosa pela resposta e o material se possível.
Abraços
Érica
Meu e-mail: erica79jp@hotmail.com
Oi , Maria Nùbia, sou a formadora de Minas gerais , município de Gouveia...vou invejar da Érica...rsrs tambem estou querendo esse material...Excelente trabalho o seu...
ResponderExcluirParabéns pelo desempenhoMeu nome Sumara Kênia
email. aramusmineira@hotmail.com
Se for possível me enviar ficarei muitíssima grata.
Abraços
Sumara
Esse GESTAR é D+ e a nossa formadora também!!!
ResponderExcluirBjs.
Cristiane
Não é por nada não ,mais a nossa formadora deixa as nossa aulas tão interessantes que nem vemos o tempo passar,ela é ótima.
ResponderExcluirOlá Núbia estou sempre dando uma olhadinha no seu blog e acho maravilhoso a sua forma de trabalho...Sou de Sucupira do Norte-MA E ESTAMOS COM O GESTAR II, LÍNGUA PORTUGUESA DESDE FEVEREIRO DE 2009.GOSTARIA MUITO QUE VC ME ENVIASSE O MESMO MATERIAL ACIMA RSRSRS...sEGUE A LISTA:
ResponderExcluirvídeo trazendo a música, "O Sol" (Chimarruts)
vídeo “Mude”
dinâmica “Seu estilo é...”. (como se faz a dinâmica)
um vídeo trazendo a música “Burguesinha” (Seu Jorge)
vídeo “Embolada” (Chico Buarque) e a música “Zera Reza” de (Caetano Veloso)
texto “Os Dados”
dinâmica do baralho (como se faz a dinâmica)
vídeo “A Recepção da leitura“
dinâmica, Circuito Aberto (como se faz a dinâmica)
vídeo, "Mudança".
PARABÉNS PELOBELO TRABALHO...
ABRAÇO
MAYARA MENDES DA COSTA
MAYARA84@HOTMAIL.COM