domingo, 6 de setembro de 2009

Oficina 10/ Unidade 20 do TP 5

A oficina 10 /Unidade 20 do TP-5 Coesão e coerência e as relações lógicas nas produções de textos, aconteceu no dia 29 de agosto de 2009, no prédio da UPE – Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro. Nesta oficina estavam presentes 21 cursistas. Para desejar um bom dia a todos iniciamos com a apreciação de um vídeo trazendo a música, "O Sol" (Chimarruts) seguida de uma dinâmica onde foi entregue à cada participante o inicio de um período para que ele complementasse com algo, ex: Hoje eu queria apenas..., Eu me sinto completamente feliz quando..., Depois de um dia cansativo eu gosto de..., Meu maior sonho é ... etc. Depois um voluntário deu início escrevendo em um mural e os demais iam dando sequência de forma que obtivéssemos um texto coerente. A atividade foi muito boa e deu certo. Ao final foi avaliada esta produção onde se constatou a importância dos conectivos para construção de uma coesão textual que pudesse colaborar e fazer o texto ter mais sentido. Oralmente deram suas sugestões de como melhorá-lo e perceberam a importância da reescrita do texto para que o seu leitor pudesse construir uma representação coerente do mundo textual.



Após esta atividade deu-se o momento de teorização através de slides que abordavam os conceitos de coerência e coesão explorando através de exemplos nos texto, coesão referencial, sequencial e as relações lógicas de temporalidade e de construção de significados implícitos na leitura e produção de textos. Foi bastante rico para discussão, pois os textos foram analisados e assim os professores tiraram suas dúvidas e sugeriram alguns procedimentos de como trabalhar com o aluno estas questões no momento destinado a reescrita dos textos em sala de aula. Em seguida foi feita mais uma atividade prática em grupo onde foram entregues uma gravura e algumas perguntas (Quem são eles? Onde estão? O que fazem? Quando aconteceu? Qual o desfecho da história?). Baseado na gravura cada grupo respondeu as questões sendo recolhidas e colocadas separadamente em caixas identificadas com tarjas, (Quem? Quando? Onde? O quê? Qual o desfecho?). Foram misturadas as respostas de todos e em seguida os representantes das equipes retiraram um elemento de cada caixa que foram utilizados na produção dos textos estabelecendo as relações lógicas entre o texto verbal e a gravura.Cinco textos foram construídos:, Recordações, Uma família feliz, Um passeio pela história, Uma tarde no parque e Um dia diferente


PRODUÇÕES



" Um passeio pela história"





" Recordações"


"Uma família feliz"







"Uma tarde no parque"



"Um dia diferente"





Os textos foram lidos e avaliados pelas equipes. Eles serão posteriormente objetos de estudo e reescrita em uma oficina livre com o objetivo de que o professor vivencie esta prática como aluno e não como professor para que possa repensar e inovar a sua prática no que se refere ao trabalho da reescritura de textos em sala de aula. No socializando o Lição de Casa, os avançando na prática mais trabalhados foram os da página 24 que trata do estilo, 93 que trabalha texto publicitário e a coerência entre o texto verbal e não verbal e o da página 105 coerência textual utilizando o gênero quadrinhos. Na realização das atividades alguns professores perceberam mais claramente que uma das dificuldades na produção escrita dos alunos está em estabelecer uma sequência lógica no texto. Segundo eles talvez a escolha do texto para montar esta sequência não tenha sido adequado ao nível da turma.






Porém vale salientar que apesar das dificuldades eles estão mais participativos nas atividades de escrita promovidos pelos professores em sala de aula. Com base nestes relatos, foi sugerida uma sequência didática para aplicação do avançando na prática onde pudessem ser trabalhadas estas dificuldades, o grupo saiu da oficina com um planejamento a ser aplicado. Foi orientado mais uma vez que ao planejarem suas atividades, construíssem uma sequência didática onde uma atividade complementasse a outra. Desta forma não contribuindo para realização de atividades isoladas e estanques, mas que haja um elo entre elas culminando sempre com uma atividade de produção
escrita e análise dos textos para o trabalho da reescrita que é uma oportunidade de superar as dificuldades percebidas nas produções dos alunos.




Em seguida foi realizada à avaliação, muitas gravuras foram expostas no chão e cada professor escolheu uma que representasse aquele dia. Logo após fizeram as suas colocações e fixaram em um mural formando assim um painel criativo. Na ocasião falaram que a formação era muito boa, gostosa, cheia de ideias, um dia festivo, pois trazia alegria e aprendizagem era uma viagem pelo mundo do conhecimento, além de promover o envolvimento das pessoas umas com as outras, era tudo que estava faltando porque precisavam recarregar suas baterias e apesar de todo cansaço da semana quando aqui chegavam jogavam fora a chave dos problemas e entravam num ambiente que os impulsionavam e os motivavam, como uma onda que leva e traz atividades para serem vivenciadas e partilhadas. Alimentando-se e degustando ideias e conhecimento. Que ser professor e ser como um maestro que conduz sua orquestra musical e o Gestar permite esta sintonia entre o conhecimento teórico e a prática. Que através desta formação estão desenhando e construindo um novo retrato para a educação em nosso país.

Para finalizar as atividades do dia apreciamos o vídeo “Mude” que deixou a seguinte mensagem, “O importante é mudarmos sempre, pois é a mudança que promove nosso crescimento enquanto pessoa e profissional que somos”.




6 comentários:

  1. Legal! Tudo bem explicado. Tenho a impressão de que eu até participei dessa oficina. Obrigada Nubia. Gostei muito. Abraços da Silvia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Núbia... Sou Érica Formadora do Gestar de Língua Portuguesa de João Pinheiro/ MG. Tenho você “linkada” no meu blog (http://entreletrasjp.blogspot.com) e gosto muito das suas ideias...
    Gostaria, se você não se importar é claro, que me enviasse o material utilizado por você nessas oficinas dos dias 22 e 29 de agosto que referem-se a TP5 e uma oficina livre.

    O material é o seguinte...

    vídeo trazendo a música, "O Sol" (Chimarruts)
    vídeo “Mude”
    dinâmica “Seu estilo é...”. (como se faz a dinâmica)
    um vídeo trazendo a música “Burguesinha” (Seu Jorge)
    vídeo “Embolada” (Chico Buarque) e a música “Zera Reza” de (Caetano Veloso)
    texto “Os Dados”
    dinâmica do baralho (como se faz a dinâmica)
    vídeo “A Recepção da leitura“
    dinâmica, Circuito Aberto (como se faz a dinâmica)
    vídeo, "Mudança".

    Aguardo ansiosa pela resposta e o material se possível.

    Abraços

    Érica
    Meu e-mail: erica79jp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi , Maria Nùbia, sou a formadora de Minas gerais , município de Gouveia...vou invejar da Érica...rsrs tambem estou querendo esse material...Excelente trabalho o seu...
    Parabéns pelo desempenhoMeu nome Sumara Kênia
    email. aramusmineira@hotmail.com
    Se for possível me enviar ficarei muitíssima grata.
    Abraços
    Sumara

    ResponderExcluir
  4. Esse GESTAR é D+ e a nossa formadora também!!!
    Bjs.
    Cristiane

    ResponderExcluir
  5. Não é por nada não ,mais a nossa formadora deixa as nossa aulas tão interessantes que nem vemos o tempo passar,ela é ótima.

    ResponderExcluir
  6. Olá Núbia estou sempre dando uma olhadinha no seu blog e acho maravilhoso a sua forma de trabalho...Sou de Sucupira do Norte-MA E ESTAMOS COM O GESTAR II, LÍNGUA PORTUGUESA DESDE FEVEREIRO DE 2009.GOSTARIA MUITO QUE VC ME ENVIASSE O MESMO MATERIAL ACIMA RSRSRS...sEGUE A LISTA:

    vídeo trazendo a música, "O Sol" (Chimarruts)
    vídeo “Mude”
    dinâmica “Seu estilo é...”. (como se faz a dinâmica)
    um vídeo trazendo a música “Burguesinha” (Seu Jorge)
    vídeo “Embolada” (Chico Buarque) e a música “Zera Reza” de (Caetano Veloso)
    texto “Os Dados”
    dinâmica do baralho (como se faz a dinâmica)
    vídeo “A Recepção da leitura“
    dinâmica, Circuito Aberto (como se faz a dinâmica)
    vídeo, "Mudança".

    PARABÉNS PELOBELO TRABALHO...

    ABRAÇO

    MAYARA MENDES DA COSTA
    MAYARA84@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir