A oficina 09 /Unidade 18 do TP-5 Estilo e Coerência foi realizada no dia 22 de agosto de 2009 no prédio da UPE – Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro. Nesta oficina estavam presentes 21 cursistas. Iniciamos com uma dinâmica “Seu estilo é...”. Seguida da apreciação de um vídeo trazendo a música “Burguesinha” (Seu Jorge) que apresentava imagens relacionadas ao estilo de vida, de comportamento e outros. Com o objetivo de colher informações prévias dos professores acerca do tema a ser abordado nesta oficina, foram feitos alguns questionamentos: O que é estilo? O que determina o estilo? E no contexto da linguagem o que é estilo? O grupo fez os seus comentários e então partimos para a apresentação de slides que contemplavam o conteúdo do TP- 5. Foi um momento onde puderam refletir e discutir sobre o que é a estilística e alguns recursos estilísticos utilizados na música, na ocasião apreciamos o vídeo “Embolada” (Chico Buarque) e a música “Zera Reza” de (Caetano Veloso) além da leitura do texto “Os Dados” para analisarmos os efeitos de sentido da assonância e aliteração. Ficando claro para o grupo que a Estilística estuda a linguagem que se cria com os elementos da língua e os e efeitos produzidos na construção dos textos. Analisamos também a coerência nos textos verbal e não verbal a partir da análise de diversos textos publicitários concluindo que a coerência depende de vários elementos, entre eles o conhecimento de mundo e as experiências prévias das pessoas que o interpretam articuladas é claro as informações do texto além de outros fatores como contexto situacional, interlocutores, suas crenças, intenções e função comunicativa do texto . Em seguida foi feita uma atividade prática em que o grupo através da dinâmica do baralho utilizando imagens pode construir um texto que teve como titulo “Um dia em Família” foi lido e colocado às observações necessárias quanto à coerência do texto e como poderia ser trabalhada a reescrita do mesmo. Depois foram distribuídas tarjas contendo informações para que a partir delas o grupo produzisse um texto coerente culminando com apresentação das produções que vale salientar foram muito boas. Fizeram à escolha do Avançando na Prática com a sugestão de algumas alterações para que melhor se adaptasse as turmas. Apesar do intervalo de apenas uma semana entre uma oficina e outra alguns professores entregaram o lição de casa e expuseram as atividades realizadas pelos alunos através de cartazes contendo textos produzidos por eles, fotos em Cds, das atividades realizadas em sala além de comentarem a respeito da participação dos alunos nas atividades e de colocarem algumas das dificuldades encontradas na produção textual dos alunos no que se refere à ortografia, uso da pontuação, organização dos parágrafos e ideias. Foi sugerido o trabalho da reescrita de textos dos alunos que apresentaram maiores dificuldades no coletivo a partir de abordagens em que o aluno pudesse perceber as necessidades de mudanças em seu texto para haja uma melhor compreensão por parte do leitor. Uma das estratégias utilizadas por alguns professores foi a reescrita a partir da troca de textos entre os alunos. Segundo eles isso foi feito porque quando pediam para que o aluno corrigisse seu próprio texto refaziam sem que ocorresse nenhuma alteração significativa no mesmo. Quanto à leitura foi relatado que os alunos estão lendo mais, no entanto uma das dificuldades está na identificação do tema central por isso a maioria trabalhou o avançando da página 142 com alguns acréscimos e alterações necessárias para atender as necessidades das turmas.
Apresentando produção de texto
SEGUNDO MOMENTO / OFICINA LIVRE (4 Horas)
A oficina livre teve como tema “A Leitura”, com o objetivo de refletir acerca da recepção e a prática de leitura em sala de aula. Foi apreciado o vídeo “A Recepção da leitura“, logo após foi realizada a dinâmica, Circuito Aberto (uma roda onde a partir de tarjas contendo gravuras e questionamentos relacionados ao vídeo tais como: Quais os aspectos relevantes a ser considerado no ensino da leitura? Como garantir a qualidade da recepção da leitura quando se ensina a aprender a ler pelo prazer de ler? O que é um leitor competente? Qual o papel do professor no ensino da leitura) Foi um momento bastante proveitoso no qual expuseram suas práticas colocaram sugestões e algumas observações que certamente contribuirão para nossa prática no ensino da leitura. Em seguida partiram para uma atividade prática utilizando o jornal. Os grupos receberam um comando onde deveriam ler o jornal e buscar notícias de interesse do mundo, da sua região, do grupo, da sua cidade e que de forma criativa construíssem um jornal e desse um nome para ele. Surgiram então os seguintes jornais: O Bocudo, Caderno de Notícias e O JG II (Jornal do Gestar II). Para a avaliação das oficinas realizados neste dia foi solicitado aos professores que no transcorrer do dia desenhassem em um papelógrafo exposto na sala como se sentiam no início da formação do Gestar e como se sentem agora depois de um caminho já percorrido. Finalizando a avaliação alguns cursistas comentaram os desenhos colocando que no início chegaram com muitas dúvidas, angústias, questionamentos e dificuldades no trabalho em sala de aula e que hoje já clarearam as ideias, já tem um caminho certo a seguir que vêem uma luz no fim do túnel e mais que suas lamparinas estão acesas e que se sentem motivados. Por isso esperam mantê-las sempre acesas. No final foi apresentada uma mensagem de motivação através do vídeo, "Mudança".
Produção dos jornais
A oficina livre teve como tema “A Leitura”, com o objetivo de refletir acerca da recepção e a prática de leitura em sala de aula. Foi apreciado o vídeo “A Recepção da leitura“, logo após foi realizada a dinâmica, Circuito Aberto (uma roda onde a partir de tarjas contendo gravuras e questionamentos relacionados ao vídeo tais como: Quais os aspectos relevantes a ser considerado no ensino da leitura? Como garantir a qualidade da recepção da leitura quando se ensina a aprender a ler pelo prazer de ler? O que é um leitor competente? Qual o papel do professor no ensino da leitura) Foi um momento bastante proveitoso no qual expuseram suas práticas colocaram sugestões e algumas observações que certamente contribuirão para nossa prática no ensino da leitura. Em seguida partiram para uma atividade prática utilizando o jornal. Os grupos receberam um comando onde deveriam ler o jornal e buscar notícias de interesse do mundo, da sua região, do grupo, da sua cidade e que de forma criativa construíssem um jornal e desse um nome para ele. Surgiram então os seguintes jornais: O Bocudo, Caderno de Notícias e O JG II (Jornal do Gestar II). Para a avaliação das oficinas realizados neste dia foi solicitado aos professores que no transcorrer do dia desenhassem em um papelógrafo exposto na sala como se sentiam no início da formação do Gestar e como se sentem agora depois de um caminho já percorrido. Finalizando a avaliação alguns cursistas comentaram os desenhos colocando que no início chegaram com muitas dúvidas, angústias, questionamentos e dificuldades no trabalho em sala de aula e que hoje já clarearam as ideias, já tem um caminho certo a seguir que vêem uma luz no fim do túnel e mais que suas lamparinas estão acesas e que se sentem motivados. Por isso esperam mantê-las sempre acesas. No final foi apresentada uma mensagem de motivação através do vídeo, "Mudança".
Produção dos jornais
Caderno de Notícias
O Bocudo
Desenhando no papelógrafo
Avaliação
Parabéns pelo seu trabalho. Os encaminhamentos e estratégias são perfeitos. Seu envolvimento com o Projeto Gestar II é notorio. Bjos Paloma
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