Em 15 de agosto, realizarmos a 8ª oficina/ Unidade 16 do TP-4, Mergulho no Texto, no prédio da UPE – Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro, com o objetivo de desenvolver uma sequência de aulas utilizando elementos do processo de produção textual. Iniciamos com uma dinâmica de integração que culminou com um abraço de bom dia entre os cursistas. Foi muito divertido. Logo após foi apreciado um vídeo trazendo o texto “Concertos de Leitura” (Rubem Alves), seguida da leitura do texto que se encontra no TP 04 “Por que meu aluno não lê?” Foi um momento bastante rico onde puderam refletir e discutir sobre a prática pedagógica no que se refere ao trabalho com a leitura e escrita em sala de aula. Realizamos uma dinâmica utilizando o texto “O homem trocado” (Luiz Fernando Veríssimo). Esta atividade foi baseada no Avançando na Prática da página 131 Em seguida foram apresentados os slides sobre A Produção Escrita, nesta ocasião os cursistas tiraram suas dúvidas em relação a alguns conceitos elementares e fundamentais na produção textual como: domínios discursivos, mecanismos lingüísticos e a tessitura do texto destacando principalmente a paráfrase. Depois foram formados grupos e distribuídos alguns gêneros textuais como propaganda, música e poema para que se construísse uma sequência de aulas para trabalhar a produção textual, seguida da apresentação para o grande grupo. Pude observar que os professores vêm planejando de forma dinâmica suas aulas e há uma sequência lógica entre as atividades propostas contemplando o trabalho com a oralidade, leitura e escrita dos alunos. Em relação à escolha do Avançando na Prática já haviam feito durante as leituras realizadas em casa, então aproveitei e acrescentei minhas sugestões em relação às turmas que melhor se aplicariam e algumas adaptações que poderiam enriquecer as atividades. Os professores entregaram o lição de casa e expuseram as atividades realizadas pelos alunos através de cartazes contendo textos produzidos por eles, fotos em Cds, filmagem das atividades realizadas em sala além de comentarem a respeito da participação dos alunos nas atividades e de colocarem que o Gestar só veio confirmar que aulas bem planejadas chamam a atenção dos alunos, cansa menos o professor e não há desperdício de tempo tornando as aulas mais atrativas e consequentemente diminuindo a indisciplina em sala de aula. Vale destacar que um dos Avançando mais trabalhado pelos cursistas foi o relacionado ao ambiente letrado em que a aula foi finalizada concluindo que o conhecimento sistemático da língua está intrinsecamente ligado ao cotidiano de acordo com o objetivo pretendido pelo autor e a necessidade de interação com seus interlocutores. No segundo momento os cursistas foram agrupados por escolas para tirarem as dúvidas e serem orientados na construção do Projeto. Alguns levaram o esboço para que eu pudesse ler e fazer as ressalvas necessárias outros ainda não iniciou por terem dúvidas em relação à estrutura do projeto, na ocasião passei para eles um modelo para que se orientassem e pudessem iniciar o trabalho. Em seguida foi realizada uma avaliação com o objetivo de verificar se o conteúdo desenvolvido na oficina foi adequado ao TP, se a metodologia utilizada e a orientação do formador atendiam as suas expectativas bem como o seu grau de aproveitamento da oficina além de colocarem os pontos positivos e negativos. Pelo o que pude constatar através dessa avaliação estamos trilhando no caminho certo que é o de contribuir com o trabalho do professor e consequentemente com a melhoria da aprendizagem dos nossos alunos. Para encerrar apresentei um vídeo com uma mensagem para reflexão, “Ouse Fazer”.
domingo, 16 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário