Aconteceu no dia 17 de outubro de 2009 no prédio da UPE – Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro. A oficina livre que teve como tema “Leitura e reescrita de textos”, com o objetivo de refletir acerca do papel do professor na reescrita de textos dos alunos. A primeira parte teve inicio com um vídeo que trazia a música ”Anjos da Guarda” (Leci Brandão). Em seguida foram apresentados slides contendo reflexões referentes à reescrita de textos, bastante discutida pelo grupo, principalmente no que se refere à questão de como fazer o aluno ter interesse pela atividade da reescrita, uma vez que eles querem construir o seu texto definitivo logo na primeira versão. Ficou claro que o trabalho com a reescrita na escola, precisa ser incentivado em todo processo de produção textual. Os alunos devem ser estimulados a serem mais atentos ao que escrevem e o professor deve auxiliá-los, respeitando suas estratégias individuais de reescrita. Como atividade prática apreciamos o vídeo, “A árvore do dinheiro” sem a presença do som para que em seguida os professores em grupo produzissem um texto. Após esta atividade foi realizada uma dinâmica para correção dos textos. Cada equipe recebeu folhas contendo linhas enumeradas para a escrita dos textos produzidos e outra com vários códigos e seus significados. A proposta foi que os textos passassem por todos os grupos onde fizeram suas observações utilizando os códigos. No final os textos voltaram à equipe inicial para as alterações necessárias e a reescrita do mesmo. A produção que apresentou ainda ajuste a fazer foi trabalhado no coletivo com a intervenção da professora, o objetivo era verificar alguns pontos não percebidos pelas equipes. Para finalizar esta atividade foi feita à leitura das produções e a apresentação do filme, desta vez com som. O propósito foi de verificar as semelhanças e diferenças destas produções em relação à história original. Para avaliação foi utilizado um questionário com perguntas relacionadas ao curso, tais como: De que forma o Gestar tem contribuído com a prática pedagógica dos professores? Quais as maiores dificuldades percebidas por eles no desenvolvimento das atividades propostas aos alunos nos Avançando na Prática? E se as atividades têm contribuído para melhoria da leitura e escrita dos alunos? De acordo com as respostas dos professores as aulas têm se tornado mais dinâmicas e atrativas, as atividade de leitura e produção de textos não é mais vista pelos alunos como uma camisa de força, mas como uma atividade prazerosa.
O segundo momento foi para homenagear nossos cursistas pelo dia do professor. Todos os formadores e cursistas reuniram-se em uma única sala devidamente ambientada. Na ocasião contamos com a presença do gestor da GRE, Valdemar Alves da Silva Júnior que proferiu algumas palavras para o grupo. Apreciamos o vídeo “Ser Professor” e realizamos a dinâmica “Ensinantes do Presente”. Além da distribuição de lembrancinhas. Foi um dia festivo e bastante animado.
FOTOS COM OS CURSISTAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário