A oficina 03 /Unidade 06 do TP-2 Análise Lingüística foi realizada no dia 24 de outubro de 2009, no prédio da UPE – Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro. Iniciamos a oficina com a dinâmica “Carruagem”, em seguida fizemos a leitura compartilhada do texto “Osarta”, página 27 do TP 2 onde observamos a presença da linguagem coloquial tanto na escolha do vocabulário como na sintaxe. Para aprofundar o assunto foi visto alguns slides que abordavam os conceitos de gramática e a importância do trabalho com a análise lingüística a partir dos textos produzidos pelos alunos. Como atividade prática foi realizado o jogo “Organizando períodos”. Em uma caixa contendo tarjas com diferentes períodos simples cada professor retirou uma, o objetivo foi formar grupos para que unissem os períodos transformando-os em período composto.
Para complementar este tema foi apresentada uma obra de Salvador Dali, “Moça à janela”, fizemos a leitura da imagem a partir de diversos questionamentos. Em seguida foi entregue a cada equipe um balão onde registraram diversas palavras que representaram o sentimento do grupo em relação à obra. O propósito desta atividade era produzir um texto com uma sequência descritiva da imagem utilizando as palavras do balão a fim de trabalhar frases nominais nos textos produzidos. Foram eles: A moça da janela, Clara, Os dias de Maria e Onde estás? Após a produção os cursistas apresentaram os textos, fizeram a leitura e analise lingüística referente a construção das frases nominais além de dar sugestões de outros conteúdos que poderiam ser abordados nos textos. No socializando, O Lição de Casa vários cursistas apresentaram os trabalhos desenvolvidos com alunos através de relatos orais, registro de textos escritos e filmagens. Usaram vários recursos como o filme, Vem dançar e Encantada, A história da Branca de Neve e O Patinho Feio, e os textos O Apólogo de Machado de Assis e A raposa e as uvas, além do uso dos provérbios. A partir destes os alunos realizaram leitura, interpretação e produções de gêneros variados como artigo de opinião, resenha do filme, produções teatrais “O patinho bonito” e paráfrases de textos. Segundo os relatos de alguns professores nas produções os alunos demonstraram interesse participando com entusiasmo e desenvoltura no processo. No entanto a professora Márcia Solange relatou que alguns alunos da turma em que aplica as atividades, uma oitava série, não demonstraram muito interesse, ou seja, não se sentiram motivados a realizar a atividade proposta. Segundo ela neste dia a turma estava bastante desestimulada e foi preciso muita paciência de sua parte que se propôs a realizar a atividade junto com eles conversando e estimulando o grupo. No final surpreendeu-se com as produções. Vale salientar que assim como a professora Márcia Solange mais três professores da minha turma estão na função de Educador de Apoio. De acordo com seus depoimentos o sucesso das atividades que realizam não será como as desenvolvidas pelos professores que estão constantemente em contato com seus alunos no dia-a-dia da sala de aula. Talvez seja um dos fatores que tenha contribuído para falta de interesse dos alunos nesta atividade. Em seguida fizeram à escolha do Avançando na Prática a maioria irá aplicar o da página cinquenta e seis.
No segundo momento mais uma vez fizemos a leitura dos projetos orientando-os para alguns detalhes no que tange a estrutura e organização para que possam ir se organizando para apresentação no Seminário de Avaliação. Para finalizar avaliamos o encontro com uma palavra que representasse o sentimento de cada um naquele dia, foram elas: aprendizagem, renovação direção, reflexão, reforço, descobertas, conhecimento. Por fim apreciamos o vídeo “Vencedor” onde diz que o caminho para o sucesso está em ingredientes como perseverança, fé, coragem, atitude, criatividade, autoconfiança, amor e que antes de qualquer coisa para vencermos é preciso nos reconhecer como verdadeiros vencedores.
No segundo momento mais uma vez fizemos a leitura dos projetos orientando-os para alguns detalhes no que tange a estrutura e organização para que possam ir se organizando para apresentação no Seminário de Avaliação. Para finalizar avaliamos o encontro com uma palavra que representasse o sentimento de cada um naquele dia, foram elas: aprendizagem, renovação direção, reflexão, reforço, descobertas, conhecimento. Por fim apreciamos o vídeo “Vencedor” onde diz que o caminho para o sucesso está em ingredientes como perseverança, fé, coragem, atitude, criatividade, autoconfiança, amor e que antes de qualquer coisa para vencermos é preciso nos reconhecer como verdadeiros vencedores.
olá Nubia...
ResponderExcluirBom obrigada pelas dicas... realmente estou muito ansiosa para a apresentação, mas confiante que dará tudo certo. Também moro longe de Belo Horizonte e com certeza terei que fazer em power point.
Aqui em Minas tambem nao conseguimos terminar tudo eu ainda falto duas tps. Se precisar de alguma coisa, pode contar comigo.
Abraços
Érica