Em 14 de novembro, realizamos a 4ª oficina/ Unidade 08 do TP-02, Análise Literária, no prédio da UPE – Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro. Iniciamos com uma dinâmica chamada, “Cadáver Esquisito” que consiste em passar uma folha em branco de professor para professor e cada um escreve o que bem quiser numa linha. O importante é que, quando um escreve, o seguinte não veja, assim como o anterior. Para isso cada um escreve e dobra imediatamente o papel de cima para baixo, sendo que a folha vai se enrolando e escondendo as frases. O contraste da junção de uma com a outra, o traço lúdico do texto no conjunto criam uma atmosfera relativamente sugestivo que lembra a linguagem poética. Para complementar esta atividade colocamos o texto em uma cartolina fixada na parede e utilizando tintas e pinceis, ilustramos a criação e intitulamos a obra de “Sentimentos”. Logo após apreciamos o poema "Traduzir-se" de Ferreira Gullar cantado por Fagner e Chico Buarque que abriu a discussão sobre: O que é Arte? Quais as formas de Arte? Além da apresentação de slides que abordavam estes questionamentos e o conceito de Literatura e Linguagem figurada nos textos. Analisamos poemas, músicas e a charge de Quino presente no TP 2, página 154. Foi um momento bastante proveitoso, visto que a temática já era compreendida pelo grupo e os textos interessantes, o que facilitou a participação de todos na discussão e análise dos textos. Para complementar vimos o vídeo Pleonasmo (Cia - Os Melhores do Mundo).
Como atividade prática foi distribuída em pequenos grupos folhas contendo palavras para produção de textos o que resultou em um Varal de Poesias, nessas construções percebemos o emprego das figuras de linguagem como: metáforas, anáforas, aliteração e antíteses.
Em seguida foi feito o socializando, O Lição de Casa. A grande maioria desenvolveu o Avançando na Prática da página 56. Alguns professores relataram que os alunos tiveram dificuldades no momento de organizar as sequências descritivas. Após uma breve discussão chegamos à conclusão que o problema poderia está na gravura escolhida que continha muitas informações e alguns alunos não conseguiram organizá-las sozinho. O professor precisou auxiliá-los partindo de perguntas que pudessem ajudá-los a construir seu texto. Porém outros professores que realizaram esta mesma atividade disseram que foi muito boa a participação e as atividades dos alunos. Logo após foi feita a leitura e escolha do Avançando na Prática no TP 2 e a sugestão de uma sequência didática. Como já estamos próximos da realização do Seminário de Avaliação aproveitei e distribui folhas contendo o passo a passo, ou seja, toda orientação de como deverá ser a apresentação dos cursistas no dia do Seminário, previsto para 12 de dezembro.
OFICINA LIVRE
OFICINA LIVRE
No segundo momento realizamos uma Oficina Livre, com o objetivo de produzir textos literários a partir da aquisição do conhecimento teórico e da observação de elementos do cotidiano. Convidamos todos ao professores para um passeio na feira livre de Salgueiro. Observamos e registramos através de fotos e escrita comportamentos, sentimentos e impressões referentes ao ambiente e as pessoas. De volta a sala e em pequenos grupos os cursistas produziram belíssimos poemas que foram socializados no grande grupo.
PRODUÇÕES DE TEXTOS DOS CURSISTAS
AVALIAÇÃO
Para avaliar os trabalhos desenvolvidos nestas oficinas apresentei uma cesta contendo tarjas que representavam uma diversidade de frutas e pedi a cada um que retirasse uma fruta que representasse o sabor daquele dia e muitos foram os depoimentos: “Um dia especial, uma prática doce, consistente e nutritiva, saborosa, bom de degustar”. O Gestar é como a tangerina fácil de descascar e tem ajudado a resolver os abacaxis da sala de aula e assim como a semente do abacate que se plantada dará origem a uma nova vida. O Gestar também é uma semente que foi plantada, que vem sendo cuidada e que dela só esperamos bons frutos. Para finalizar apreciamos o vídeo com a música, “Epitáfio” (Titãs).
Nenhum comentário:
Postar um comentário