domingo, 29 de novembro de 2009

Oficina 11/ Unidade 22 do TP 6 e Oficina Livre











Neste sábado, 29 de novembro de 2009 realizamos a oficina 11/ Unidade 22 do TP 6, Produção textual: Planejamento e Escrita, com o objetivo de identificar estratégias relacionadas ao planejamento e à revisão durante a escrita de textos. O encontro aconteceu no prédio da UPE – Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro. Iniciamos com a apreciação de um vídeo trazendo a mensagem “Não tenha medo de sonhar”. Em seguida passamos à teorização através de slides os quais traziam vários textos extraídos do TP 6. Fizemos a leitura e análise dos textos discutindo pontos referentes aos tipos de argumentos, estratégias e qualidade da argumentação além do planejamento de textos argumentativos. Foi uma discussão bastante rica, pois esclareceu algumas dúvidas dos cursistas. Na sequência realizamos a atividade proposta para esta oficina no Guia do Formador. Os professores em grupos desenvolveram o fechamento de uma crônica a partir do texto de Moacyr Sclair, publicado em O imaginário, intitulada de “Espírito Carnavalesco”. Durante o processo de produção um componente da equipe ficou encarregado de anotar os elementos de planejamento e revisão que ocorreram durante a escrita. Em seguida os cursitas leram suas produções e relataram todo o processo de planejamento para conclusão do texto. Segundo os relatos partiram de uma tomada de decisão acerca das idéias sugeridas pelo grupo para dar continuidade ao texto, revendo e modificando algumas colocações, além da leitura, correção de alguns pontos relacionados à sua estrutura, culminando com a reescrita para que o texto pudesse cumprir o objetivo pretendido pelo grupo. Logo após foi apresentado o texto de Moacyr Sclair na íntegra para que pudessem comparar as semelhanças e diferenças das produções construídas por eles e o texto original. No socializando o Lição de Casa, o avançando na prática mais trabalhado foi o da página 115 em que o professor escolhe um ambiente da sua cidade para observação e produção de um texto com sequências descritivas sendo a escolha do gênero textual livre. De acordo com a professora Antônia os alunos demonstraram interesse pela atividade e não reclamaram no momento da produção dos textos para eles a aula foi agradável e deveria ser sempre assim. Produziram paródias, poemas e cordel. A professora concluiu ainda que para o aluno gostar de ler e produzir se faz necessário que o professor inove, crie aulas atrativas, incentivando, conquistando o alunado a participarem de forma prazerosa o que contribui para o desenvolvimento da sua competência leitora. Para avaliar esta oficina, foi realizada uma avaliação escrita que abordava aspectos relacionados aos objetivos da oficina, se foram alcançados e se a temática e a pertinência das atividades propostas foram do interesse do grupo. De acordo com o registro dos professores os objetivos foram atingidos porque houve uma boa participação de todos nas discussões e na realização das atividades além do conteúdo ter sido explanado com bastante clareza e objetividade, pois como as atividades são sempre bem planejadas e interessantes vão sempre além das suas expectativas. Para finalizar o período da manhã apreciamos o vídeo “Desejo a você”, (Carlos Drummond de Andrade).
No segundo momento em um ambiente devidamente preparado para receber todos os cursista de Língua Portuguesa, "O Cine Gestar II", exibiu o filme em cartaz “O Leitor”. O objetivo foi a partir da apreciação do filme refletir acerca do processo de aquisição da leitura e da escrita discutindo pontos de vista e construindo uma análise reflexiva do processo de leitura e escrita numa situação adversa. A culminância do trabalho com o filme ficou para próxima oficina na qual abriremos uma discussão no grupo sobre as observações registradas pelos cursistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário