domingo, 5 de julho de 2009

Oficina 6 TP-3 Unidade 11 e 12

Salgueiro/PE
No dia 04 de julho, nos encontramos novamente para realizarmos a 6ª oficina/ Unidade 12 do TP-3, no prédio da UPE – Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro. Inicialmente fizemos uma leitura para reflexão, “Tarefas da Educação” (Rubem Alves) e apreciação de um vídeo relacionado ao texto, onde foi comentado o papel do professor no ensino aprendizagem e a relevância daquilo que ensinamos para nossos alunos, bem como a sua aplicabilidade na vida prática. Para promover uma maior integração do grupo foi realizada a dinâmica, Pássaros no Ar, o que propiciou a formação dos grupos para uma produção de textos com diferentes gêneros a partir de imagens. Após o momento da teorização, Gêneros e Tipos Textuais, e a análise da sequência tipológica de uma carta feita a partir da apresentação de slides aliados ao uso do TP 3, os professores voltaram aos textos previamente produzidos e analisaram a seqüência tipológica empregada nos mesmos. Esta atividade foi bastante enriquecedora, puderam aplicar na prática o que foi visto durante a teorização. Surgiram questionamentos acerca da seqüência narrativa e expositiva, alguns cursistas tiveram dificuldades em distinguir num texto uma sequência da outra. As produções contemplaram os seguintes gêneros: poema, crônica, notícia e propaganda. Em seguida fizeram à escolha do Avançando na Prática. E logo após a socialização das atividades vivenciadas em sala de aula, desde o planejamento, a escolha do tema até a avaliação. Somente dois professores realizaram. Isto ocorreu por conta do período de recesso escolar em que se encontravam. A atividade aplicada foi a da sessão 3 a qual tem como tema: Uma subclassificação do gênero poético: o cordel, que foi trabalhado a partir da leitura, abordando suas característica e de uma produção com o tema : Por Dentro do Cordel, que foi apresentado pelos alunos em forma de jogral, durante as festividades juninas realizadas pela escola e exposto em mural para apreciação de todos. De acordo com o relato da professora a atividade foi um sucesso e um aprendizado para os professores que trabalhavam este gênero, mas desconheciam algumas das suas características. Quanto aos outros cursistas ficou acordado que as atividades serão aplicadas na semana seguinte a este encontro. Na ocasião foi reforçada a necessidade do estudo d0 TP e da resolução das atividades propostas, além do registro e a organização do material para o portifólio. Em seguida realizamos uma atividade do AAA3 do Aluno página 91: “Criando poemas a partir do prosaico”, foram expostas várias tarjas como: Acesso restrito aos funcionários. Estacionamento privativo. Jogue lixo no lixo. Proibido fumar! Silêncio! Mantenha a porta fechada. Somente táxi. Proibido o uso de celular. Cuidado! Piso molhado. Dirija-se ao guichê ao lado. Não entre, perigo! Parada de ônibus e Embarque / Desembarque. A proposta era um passeio pela sala e a escolha de uma ou mais tarja para produzirem em grupo um poema, no entanto o envolvimento do grupo foi tão bom que algumas equipes produziram vários poemas e fizeram uma socialização bastante dinâmica contagiando a todos. Para iniciarmos o segundo momento, mergulhamos no texto “Felicidade Clandestina” de Clarice Lispector, para em seguida trabalharmos com o Projeto. As equipes apresentaram as temáticas escolhidas voltadas para leitura e produção escrita e tiraram algumas dúvidas. Foi apresentado um vídeo para reflexão do dia: Bom, Ruim, Assim, Assim, narrado por Pedro Bial. O encontro foi encerrado com uma dinâmica de avaliação O Correio de Vozes onde pude constatar que meu trabalho está correspondendo às expectativas dos nossos cursistas.
Apresentando Trabalho

















Produção dos Professores






























Momento do Socializando



























O Cordel

produção de um aluno durante

atividade com o professor.



























Escolhendo o Avançando na Prática



















Dinâmica para construção de poema

a partir do prosaico.

















Correio de Vozes dinâmica para avaliação














2 comentários:

  1. Nubia,
    Informe se quer que seja um dos seus seguidores.kkkkkmeu blogger.multilinguaodlande.blogspot.com

    ResponderExcluir