Gestar II
Salgueiro/PE
A oficina 05 da TP-03/Unidade 9 e 10 Gêneros Textuais do Intuitivo ao Sistematizado e Gêneros Literários e não Literários, aconteceu no dia 20 de junho de 2009 no prédio da UPE - Universidade de Pernambuco - Campus Salgueiro. Estavam presentes vinte e um cursistas. No primeiro momento deu-se a oficina da TP- 3, iniciada com um vídeo, música “Tempos Modernos” de Lulu Santos, seguida da leitura de imagens contidas no mesmo e dos recursos utilizados. Logo após foi realizada a dinâmica “Envelope da Linguagem” com o objetivo de verificar até que ponto nossos cursistas tinham conhecimento em relação ao estudo e trabalho com gêneros em sala de aula, no envelope se encontrava uma diversidade de textos que foram apreciados e selecionados de acordo com os critérios estabalecidos pelo grupo. No momento da socialização pude constatar que a seleção foi bem diferenciada fizeram pelo tipo, pelo gênero e pela funcionalidade e que alguns tinham dúvidas quanto à identificação dos gêneros, além de classificar os textos ora pelo gênero ora pelo tipo confundindo gênero com tipo textual. Em relação aos suportes que estavam presentes na dinâmica não foram reconhecidos como tal. O que foi esclarecido no momento da teorização através de leitura e discussão do texto “Gêneros Textuais Definição e Funcionalidade” (Marcuschi) e apresentação de slides contendo exemplos de textos e conceitos de gêneros textuais, textos híbridos, multimodalidade dos textos e competência sócio comunicativa tirando assim as dúvidas existentes. Em seguida foi realizada uma atividade do AAA versão do aluno, Jogando com Gêneros, além de uma outra atividade, a produção textual em grupo a partir de uma temática, tendo o cuidado na escolha do gênero e sua funcionalidade. O engajamento e participação nestas atividades foram muito bons foram contemplados os gêneros: paródias, avisos, comunicado e propaganda. Durante a exposição dos trabalhos os grupos demonstraram uma boa compreensão do conteúdo exposto, fazendo uma análise quanto à função, tipo, gênero e linguagem presentes nos textos produzidos. Na seqüência os cursistas fizeram a escolha do Avançando na Prática e das aulas que serão realizadas em sala aula. Foi distribuído e orientado o modelo do relatório para a Lição de Casa e apresentado os conteúdos expostos nas Orientações Teórico Metodológicas de Língua Portuguesa e sua relação com a TP- 3 .
No segundo momento destinado à oficina de construção do Projeto, foi feita uma apresentação de todos os passos para a sua elaboração através de slides, com objetivo de ampliar o conhecimento, orientar e tirar as dúvidas dos cursistas. Em seguida foi exposto um cartaz onde foram avaliados os seguintes itens: a participação do cursista no grupo, a sua compreensão dos conteúdos vivenciados, a dinâmica dos trabalhos, abordagem dos conteúdos, desempenho do formador e gestão do tempo, onde pude comprovar que o trabalho realizado foi bastante positivo e com uma boa participação de todos. Para encerrar as atividades foi apresentado um vídeo para reflexão “Motivação e Mudança de Atitude”.
Apresentação dos Trabalhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário