Em 18 de julho, nos encontramos mais uma vez para realizarmos a 7ª oficina/ Unidade 14 do TP-4, Processos de Leitura e Escrita, no prédio da UPE – Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro. Iniciamos com uma leitura do texto “O Ato de Ler” (Paulo Freire), seguida de uma discussão acerca do conceito de Letramento e Alfabetização. Em seguida foram apresentados em slides os seguintes gêneros textuais: o poema, slogan, charge e tirinhas que abordavam a mesma temática com o objetivo de realizarmos uma leitura objetiva, inferencial e avaliativa no grande grupo. No momento da teorização vimos o conceito de Letramento através do poema de Magda Soares, seguido de uma apresentação em slides, Os Processos de Leitura e Escrita. Foi feita uma leitura dinâmica em data show do livro Zoom. Como atividade prática nesta oficina os professores realizaram em grupos uma produção escrita a partir de história em quadrinhos, onde montaram uma seqüência lógica e produziram as falas com base nas gravuras. Em seguida fizeram à escolha do Avançando na Prática. E logo após a socialização das atividades vivenciadas em sala de aula, a lição de casa, foram várias apresentações o que se fez necessário cronometrar o tempo para que todos pudessem fazer os seus relatos. Este foi um momento enriquecedor para todos nós. Ficou registrada a empolgação dos cursista ao relatarem a sua prática tanto em relação à riqueza das atividades quanto ao envolvimento efetivo dos alunos, principalmente daqueles que normalmente não realizam as atividades propostas em sala de aula. Quanto ao planejamento do Avançando na Prática, ficou claro que os professores planejam juntos a partir de uma temática do interesse da turma ou da temática de algum projeto que esteja sendo vivenciado na escola para depois selecionarem os gêneros textuais que abordam o tema escolhido, além de fazer as adaptações necessárias ao nível da turma. Somente quatro professores disseram ter trabalhado a reescritura dos textos. Na ocasião coloquei a importância da reescrita para que em outras oportunidades pudessem realizá-la. Uma dificuldade colocada por uma professora foi em o aluno reconhecer o objetivo do texto e a sua aplicabilidade. Neste momento fizemos uma pequena reflexão sobre leitura e escrita e sua função social além de incentivar e sugerir novas estratégias de leitura A socialização foi feita através de relatos orais utilizando slides, impressos, fotos em Cd e produções dos alunos expostas em cartolinas. Finalmente conclui através dos seus depoimentos que os trabalhos foram bastante positivos e significativos para os alunos. No segundo momento agrupamos os cursistas por escolas para tirar as dúvidas e orientá-los na construção do Projeto. Em seguida foi realizada uma dinâmica de avaliação, O que trouxe? O que levo? Onde ficou evidenciada a busca de conhecimento e de sugestões que possam enriquecer a prática pedagógica dos professores. E que levam para casa esclarecimento de dúvidas, novas práticas, boas idéias e mais conhecimento. Diante de tudo isso e do seguinte depoimento: “Depois que estou participando do Gestar II tenho a convicção que minhas aulas melhoraram, sinto-me mais segura na sala de aula. E outras aulas melhores virão”. (Élrica Daiane, cursista) concluo que meu trabalho enquanto formadora está contribuindo para enriquecer a prática pedagógica dos professores além de ter o meu trabalho reconhecido. Para encerrar apresentei um vídeo com uma mensagem para reflexão, “É preciso sonhar”.
Dinâmica de Avaliação
Nenhum comentário:
Postar um comentário