domingo, 20 de dezembro de 2009

Autoavaliação

O GESTAR II me deu a oportunidade de vivenciar duas situações ao mesmo tempo. A primeira enquanto cursista onde tive o privilégio de ter como minha formadora, Tamar Rabelo com a qual aprendi muito e senti-me motivada a estudar e compartilhar com outros professores conhecimentos e aprendizagens adquiridas ao longo da formação. A segunda com os meus cursistas onde passei a exercer o papel de formadora, uma experiência ímpar, prazerosa, enriquecedora e gratificante. Juntos compartilhamos dúvidas, conhecimentos, desafios, angústias, soluções, vitórias e descobertas positivas.
Apesar do material do Gestar ser muito bom, busquei outras fontes para enriquecer as oficinas além é claro das ideias que surgiram nos momentos de estudo e planejamento das oficinas. Foi uma formação diferenciada das quais já havia participado anteriormente, pois trouxe a teoria e mostrou como fazer na prática. O que despertou o instinto investigativo de pesquisador que é o que devemos ser enquanto professores eternos pesquisadores. O Gestar permitiu isso na medida em que os professores em lócus desenvolviam as atividades com os alunos, analisavam os resultados, socializavam no grupo, tiravam conclusões e buscavam formas de intervir nos problemas detectados tendo como foco o desenvolvimento do aluno na leitura e na escrita. Foram nesses momentos que pude também aprender, dar sugestões e desenvolver atividades com eles que pudessem ser aplicadas junto aos alunos, verificando sempre qual a melhor forma de desenvolvê-las, com o olhar voltado para o nível de aprendizagem da turma e fazendo as adaptações necessárias. Enfim durante este tempo que estivemos juntos pude perceber o quanto aprendi e o quanto pude contribuir com meus cursistas sempre os estimulando, tirando suas dúvidas, dando sugestões. Procurando atender aos seus anseios, é claro, dentro das minhas possibilidades. Acredito que cumpri meu papel de formadora de forma eficiente e efetiva o que pode ser evidenciado pelos depoimentos e agradecimentos deles não só no Seminário de Avaliação, mas no decorrer das oficinas. Senti-me valorizada e o meu trabalho reconhecido o que me incentivou cada vez mais a dar o melhor de mim. Apesar de estar fora de sala de aula, hoje me sinto muito mais preparada para trabalhar na prática tudo que aprendi. A semente foi plantada e certamente colheremos bons frutos. Vale salientar que o Gestar foi a formação esperada por todos, porém o seu sucesso se deve principalmente ao empenho, compromisso e responsabilidade dos formadores envolvidos e certamente da participação efetiva e comprometida dos nossos cursitas. Portanto diante de tudo que foi exposto só tenho a agradecer a todos os meus colegas formadores pelo convívio e principalmente aos meus cursistas pela bela viagem que fizemos juntos rumo ao conhecimento, pela oportunidade de nos conhecermos melhor e pela contribuição que deram permitindo-me também aprender com eles.
Valeu !!!!
Um GRANDE abraço a todos e até breve.

Núbia

Nenhum comentário:

Postar um comentário